Fundação da Gorsedd Beirdd o Maracayu


É com grande honra e orgulho que proclamamos a comunidade druídica brasileira e do mundo que no dia 02 de Maio do ano comum de 2020 ocorreu a fundação oficial e início das atividades da Gorsedd Beirdd o Maracayu (G.B.M. /|\) na cidade de Campo Grande, capital do estado brasileiro de Mato Grosso do Sul, sob os auspícios da celebração de Calan Gaeaf - Calendas do Inverno e da lua em sua fase crescente. 

Gorsedd Beirdd o Maracayu (G.B.M. /|\) é uma iniciativa que envolve laços fraternos entre pessoas que pretendem agregar, expressar e difundir o conhecimento, a verdade e a natureza do Druidismo Moderno e juntas dedicar-se ao estudo e prática desse caminho filosófico, cultural e espiritual.

Com base nos estudos e práticas da OBOD - Ordem dos Bardos, Ovates e Druidas, somos também um grupo semente ligados a essa irmandade druídica reconhecida internacionalmente, assim como também teremos como base leituras do bardismo galês de influência romântica de Iolo Morganwg e estudos e prática druídicas modernas, que tem seu fundamento na mitologia e na poesia céltica, literatura acadêmica e leituras esotéricas/holísticas.

O nome da instituição é uma junção de termos de origem galesa e tupi-guarani, tendo em vista honrar as ancestralidades célticas e dos povos tradicionais indígenas brasileiros. Gorsedd Beirdd pode-se traduzir como "Trono/Outeiro dos Bardos" ou "Confraria dos Bardos", enquanto que O Maracayu faz referência direta a soberania da terra local representada pela Serra de Maracaju, podendo ser traduzido como "Água de Maracá". Dessa forma, para facilitar sua leitura, somos a Confraria dos Bardos da Serra de Maracaju. 

Sendo assim, também é nossa missão valorizar e preservar a sacralidade e cultura local do Mato Grosso do Sul, terra que também já foi chamada pelo nome Maracaju, reverenciando a beleza das paisagens naturais e dialogando com os aspectos artísticos como música, artes plásticas, poesia, dança, culturas tradicionais, entre outros. Abaixo estão alguns dos belos exemplos do bardismo sul-mato-grossense, dos quais serão nossa inspiração para traduzir a alma dessa Terra. 



Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade das tartarugas
Mais que as dos mísseis.
Tenho em mim esse atraso de nascença.
Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior que o mundo!
(Manoel de Barros)






Um Violeiro Toca - Almir Sater




Alegoria Profética - Lídia Baís



Minha alma
é uma casa silenciosa.
Silenciosa e triste.
Também alegre
Assim como chora,
Canta e ri.
Pedra por pétalas
Inventei suas paredes
Com as janelas
Desenhadas por Gaudí
(Emmanuel Marinho)




Na Catarata - Tetê e o Lírio Selvagem



Dança da Ema - Neli Guimarães




Ñande Reko Arandu - Música Guarani

Vida longa e próspera a Gorsedd Beirdd o Maracayu (G.B.M. /|\), a Confraria dos Bardos da Serra de Maracaju, ao espírito ancestral da Serra de Maracaju e a todos os seus membros e amigos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gwyl Fair 2020 - G.B.M. /|\

Alban Hefin 2020 - G.B.M. /|\